Título: Ai de mim se falar outra coisa
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 16/03/2012, O País, p. 3

Em visita a ferrovia, Dilma diz que estratégia é falar sobre obra e não citar crise

Evandro Éboli

Gustavo Miranda

ANAPÓLIS (GO). Os recados mandados pela presidente Dilma Rousseff aos aliados no Congresso foram duros e certeiros. Mas, de público, ela evita polemizar com sua base governista, para não alimentar ainda mais a rede de intrigas. Foi o que fez ontem, em viagem ao interior de Goiás, onde visitou obras. Ela se negou a falar da crise política instalada no Congresso.

Bem-humorada, em rápida entrevista, a presidente "revelou" aos jornalistas sua estratégia de só falar sobre o assunto da viagem, evitando responder a perguntas sobre a crise com os aliados:

- Vocês me chamaram aqui não é para escutarem isso (sobre a obra da Ferrovia Norte-Sul). Sei disso. Agora, se eu cair na besteira de falar de algo que não seja dessa obra, vocês não colocam uma linha (na imprensa) sobre essa obra. Tenho a minha estratégia. Vim aqui avisar que estamos investindo em ferrovia. Ai de mim se falar outra coisa.

A presidente vistoriou as obras da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis (GO), percorrendo um trecho de 3,5 quilômetros e visitando túneis.

Ao seu lado, durante a entrevista e também ao longo da viagem, estava o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, do PR, partido que está no centro da crise política no Senado - o partido deseja retomar o controle da pasta com uma indicação política, e não com uma opção técnica, caso do atual ministro. E, como ameaça, os setes senadores do PR anunciaram que, agora, estão na oposição ao governo.

Dilma fez um sobrevoo de helicóptero na área e seguiu para Goianira (GO), onde visitou outro trecho da ferrovia. Ao lado dos governadores tucanos Marconi Perillo, de Goiás, e José Wilson Siqueira Campos, de Tocantins, Dilma disse que a obra é estratégica para o país. Frisou que essa reunião poderia até acontecer em Brasília, mas que não seria tão "real, efetiva".

- Não é uma visita política, mas sim uma visita de trabalho.