Título: Nascimento se explica ao presidente
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 15/09/2009, Política, p. 3

Durante visita a Roraima, Lula ouve calado justificativa sobre liberação de verba a deputado

Lula (C) com Alfredo Nascimento (à direita do presidente) durante evento em Boa Vista

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, aproveitou a participação na comitiva da viagem a Roraima para explicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não houve má-fé na conversa com o deputado Davi Alves (PDT-MA). Que não houve nada daquilo que estava escrito na edição de ontem do Correio. Lula apenas ouviu. Ontem, ele e o ministro anunciaram mais uma grande obra rodoviária no Norte do país, a ligação do Brasil a Georgetown, capital da Guiana, um projeto de US$ 200 milhões, que será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Da mesma maneira que ouviu as explicações de Alfredo Nascimento, o presidente Lula tem ouvido constantes reclamações dos aliados a respeito do modus operandi do setor de transportes nos estados. É que em todas as unidades da Federação onde existe uma regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit),(1) a ordem do ministério é manter as obras sob administração federal. Isso significa que, na maioria dos estados, todos os contratos e fiscalização das obras ficam a cargo do governo federal, mais especificamente do Ministério e do Dnit. São raríssimas as obras delegadas.

O fato de o PR controlar as obras com rigor faz parte do projeto estratégico do partido para crescer em 2010, prova de que o assédio a Davi Alves não é isolado. No Ceará, na última sexta-feira, o governador Cid Gomes (PSB) reclamou aos deputados cearenses que o ministro Nascimento administrava as obras sem passar pelo governo estadual. Às vezes, sequer havia placas do governo do Ceará nas rodovias que são recapeadas. Houve xingamentos de parte a parte entre Cid Gomes e o deputado Vicente Arruda (PR-CE). O encontro terminou aos palavrões.

Eleições

Vicente Arruda ligou para amigos no partido e a notícia chegou aos ouvidos do ministro. Alguns deputados do PR se solidarizaram com o seu correligionário cearense. Em conversas reservadas, comentaram que Cid Gomes não dá o menor espaço aos deputados do PR. Portanto não deveria esperar que o PR deixasse que ele levasse a fama de empreendedor com as obras do Ministério dos Transportes no Ceará. Esse prestígio será para deputados do partido.

O empenho do PR em aproveitar espaço no governo para fazer bonito perante o eleitor e os congressistas passa pelo polpudo orçamento do Dnit, este ano, R$ 8,2 bilhões. A direção geral do Dnit está a cargo de Luiz Antônio Pagot, ex-suplente de senador, que tem a total confiança do partido. Há menos de um mês, Pagot renunciou à suplência do senador Jayme Campos (PR-MT) para continuar no cargo. No ano passado, cogitou deixar o Dnit para concorrer a um mandato de deputado federal. Em maio deste ano, foi obrigado pelo PR a mudar seus planos. O partido teme que, com a saída de Pagot, o PMDB, com mais poder de fogo no Legislativo, termine abocanhando o lugar privilegiado.

1 - Caixa

Para o ano eleitoral, 2010, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terá R$ 9,9 bilhões. E a maior parte desse dinheiro não fica retido na boca do caixa porque as obras rodoviárias estão, em grande parte, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E o PR tem aparecido nos estados como o motor desses projetos. O asfalto hoje, garantem os políticos, dá mais voto do que o pré-sal.