Título: Som ambiente é usado em toda a edição
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 18/03/2012, O País, p. 14
SÃO PAULO. Acompanhando o dia da posse, percebe-se que Lula quase deixa Dilma e Michel Temer esperando na rampa do Palácio do Planalto porque se alongou nas despedidas aos funcionários. É curioso invadir a intimidade do casal presidencial e perceber o carinho entre Lula e Marisa Letícia. Sem uma voz de narrativa, a edição é feita com o som ambiente e discursos de cada um, tudo sobre uma base orquestrada num tom ora cívico, ora emocionado.
- O Brasil tem pouca tradição no registro de seus grandes momentos e de sua própria História - conta Stuckert, na sede da produtora Casablanca, em São Paulo. - Como eu vinha desenvolvendo um olhar mais cinematográfico da Presidência, porque passei a filmar tanto quanto fotografar durante o segundo mandato de Lula, achei que a posse poderia render um documentário único. Pela primeira vez um presidente operário passava o governo para um eleito de seu próprio partido, que, pela primeira vez, era uma mulher.
A transição para o cineasta documentarista começou a tomar corpo, conta Stuckert, a partir do segundo mandato de Lula, em 2007. Seu próximo projeto é transformar esse material num documentário sobre a Era Lula. (Gilberto Scofield Jr.)