Título: Infraero: monopólio está esgotado
Autor: Doca, Geralda; Barbosa, Givaldo
Fonte: O Globo, 15/03/2012, Economia, p. 22

Para presidente da estatal, governo não deve investir em aeroporto rentável

BRASÍLIA. O modelo de monopólio estatal na administração dos aeroportos está esgotado, porque não faz sentido o governo investir em terminais rentáveis, quando existem outras áreas carentes de recursos públicos. Esta é a visão do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, que também não vê razão para uma discussão ideológica em torno da privatização no setor.

- O país precisa entender que o modelo que adotou ao longo desses anos para os aeroportos está esgotado. A demanda vem crescendo e o nível de investimentos necessários não permite ao governo ficar sozinho. O governo tem "n" prioridades para ficar gastando dinheiro com aeroporto rentável. A discussão ideológica da privatização não faz nascer um pé de alface no país - disse ao GLOBO.

O dirigente destacou, entretanto, que mesmo com o processo de concessões em curso, a rede de aeroportos administrados pela estatal não será reduzida significativamente. Ao contrário, vai até crescer, porque a Infraero passará a administrar aeroportos regionais que hoje estão sob a jurisdição de estados e municípios. No novo modelo de administração, a estatal ficará encarregada de administrar aeroportos não rentáveis, mas com importância estratégica.

O plano de voo da estatal, segundo Vale, prevê parcerias com estados e municípios, com um formato de negócio diferenciado: a estatal quer atuar só como administradora do aeroporto, deixando a prefeitura, ou o estado, responsável pelos investimentos. Atualmente, a Infraero é operador e investidor. Também está nos planos a construção de novos aeroportos:

- As pessoas só pensam nos aeroportos que existem. E os novos? Um aeroporto leva dez anos para ser feito, quem vai fazer? Nenhum agente privado vai investir por dez anos para ter rentabilidade depois, mas acredito que topa fazer parceira com o ente público e aí entra a Infraero.

Vale disse que a Infraero trabalha em uma operação pente-fino, para entregar aos concessionários de Guarulhos, Brasília e Viracopos - leiloados mês passado - levantamento completo, com contratos de aluguel de lojas e prestação de serviços, perfil, cargo e salários dos funcionários.