Título: Durante tratamento, Lula perdeu 18 kg
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 15/03/2012, O País, p. 10

Luiz Marinho diz que ex-presidente deve voltar ao trabalho apenas em abril

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu 18 quilos desde que foi detectado o câncer na laringe, em outubro do ano passado. Segundo o prefeito de São Bernardo do Campo e um de seus principais amigos, Luiz Marinho, ao final do tratamento de radioterapia, Lula mal conseguia se alimentar com uma gelatina.

- Agora ele voltou a se alimentar, mas só queremos que ele retome (o trabalho político) quando estiver completamente bem - disse Marinho ontem, estimando o retorno de Lula apenas em abril.

Segundo Marinho, um dos coordenadores da pré-campanha de Fernando Haddad à prefeitura paulistana, o afastamento de Lula não compromete a campanha do petista nem as alianças partidárias que estavam sendo articuladas pelo ex-presidente. Marinho confirmou que uma das principais negociações a serem feitas por Lula é com o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos:

- Deve ser olho no olho, com o carinho que um tem pelo outro.

Marinho disse não crer que Campos suba ao palanque com o provável candidato do PSDB, o ex-governador José Serra, apesar de o PSB paulista estudar uma coligação com os tucanos:

- Isso seria o Miguel Arraes revirando no túmulo - concluiu Marinho, referindo-se ao avô de Campos, socialista histórico e ex-governador, morto em 2005.

Até sexta-feira, Lula continuará tomando medicação contra uma pneumonia contraída no tratamento. Na semana seguinte, Lula deverá continuar descansando em seu apartamento de São Bernardo do Campo.

- A ideia é que ele volte em abril e isso não atrapalha em nada a campanha de Haddad - disse Marinho.