Título: Acesso à informação: prazo exíguo
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 15/03/2012, O País, p. 9

Jorge Hage diz que nem tudo estará funcionando perfeitamente em 16 de maio

BRASÍLIA. O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou ontem que o prazo de seis meses para a implantação da Lei de Acesso à Informação é "extremamente exíguo" para os ministérios. Segundo ele, nem tudo estará funcionando perfeitamente no dia 16 de maio, quando a lei entra em vigor, e uma quantidade mínima de dados públicos terá de estar disponível à população.

De qualquer forma, para Hage, o cronograma está sendo cumprido.

- O cronograma está indo muito bem, dentro do tempo extremamente exíguo que nós temos. Como só tínhamos seis meses para planejar, planejamos dentro do que a lei manda. Se me perguntarem se esse tempo é suficiente para que tudo esteja funcionando no nível ideal, é óbvio que não - disse Hage.

O ministro, que participou de encontro da presidente Dilma Rousseff com a presidente do Conselho de Administração da Transparência Internacional, Huguette Labelle, disse que o Judiciário produz baixas taxas de punição de corrupção. Hage culpou a legislação processual, que segundo ele é uma das mais atrasadas do mundo. Já Huguette elogiou algumas iniciativas do governo no combate à corrupção, como as leis da Ficha Limpa e de Acesso à Informação.