Título: MPF denuncia Cachoeira e mais 80
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 20/03/2012, O País, p. 3
O Ministério Público Federal em Goiás enviou ontem à Justiça Federal denúncia contra 81 pessoas acusadas de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis , alvo da operação Monte Carlo. Entre os denunciados está Carlinhos Cachoeira, apontado com o chefe do grupo que explorava o jogo ilegal em Goiás e no entorno do Distrito Federal. Na lista também estão delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil e policiais militares de Goiás.
"Esses agentes organizavam pseudoautuações, simulações de trabalhos policiais, tudo para conferir impressão de enfrentamento ao crime, ou, em outros casos, eram utilizados para eliminação de concorrentes e desarticulação de pessoas que se afastavam do controle e orientação do grupo, viabilizando um domínio territorial rígido, de longo prazo e cartelizado da atividade, monopolizando-a em todo o estado", sustenta o Ministério Público na denúncia.
A procuradoria informou, em nota, que outras denúncias serão oferecidas contra os envolvidos na exploração ilegal de jogo.
Na ação proposta ontem, o MPF quer que os acusados sejam obrigados a ressarcir aos cofres públicos o valor gasto pelo estado para coibir o crime que eles cometeram. Os policiais denunciados são: o delegado federal Fernando Hereda Byron Filho, o policial rodoviário federal Alex Sandro Klein da Fonseca, o subcomandante do 5, Comando da PM em Luziânia Uziel Nunes dos Reis e mais seis delegados da Polícia Civil de Goiás.