Título: Satélites podem ajudar a monitorar exploração
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 24/03/2012, Economia, p. 33

Ideia é de ANP e secretaria do Ambiente

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, defenderam ontem o uso de satélites para monitoramento das áreas de exploração de petróleo em alto-mar, e o aperfeiçoamento da fiscalização de acidentes. Em reunião na sede da ANP, Minc sugeriu ações preventivas para evitar novos vazamentos nas atividades de exploração petrolífera.

De acordo com Minc, Magda disse que espera que a ANP possa ser autorizada a compartilhar o primeiro satélite nacional do sistema de defesa brasileiro para ações de monitoramento. Segundo a diretora-geral da ANP, parte das medidas sugeridas são de competência do Ibama, como a presença na internet de dados sobre os estudos geológicos realizados na área a ser explorada. Também foi discutido fato de o site do Ibama ter dado informações sobre o perfil técnico dos profissionais e dos equipamentos utilizados em um eventual acidente.

Na semana que vem, o secretário do Ambiente deverá se encontrar com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, para discutirem esta e outras sugestões que são de competência do Ibama.

Minc e Magda defenderam a capacidade da Petrobras para explorar, com segurança, as camadas de petróleo no pré-sal:

"Nós temos condições para operar no pré-sal, mas temos que ampliar e aperfeiçoar a nossa capacidade de monitoramento de controle das operações e de fiscalização. Queremos o monitoramento por satélite, e fico contente que a diretora-geral da ANP tenha concordado com essa sugestão", afirmou Minc, segundo nota divulgada após a reunião.