Título: Ex-presidente tem ajuda de fonoaudiólogas
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 24/03/2012, O País, p. 4

Lula faz tratamento para recuperar a voz

SÃO PAULO. Com uma inflamação na garganta que se arrasta há cinco semanas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se submetendo a duas sessões diárias de fonoaudiologia para minimizar os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer na laringe. Ele é atendido por duas fonoaudiólogas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nas manhãs de segunda a sexta-feira, e repete os exercícios em casa, à tarde.

As fonoaudiólogas usam um aplicativo do iPad para monitorar a recuperação de Lula gravando sua voz semanalmente. Segundo a assessoria de Lula, a voz dele é gravada, e são produzidos gráficos que analisam a potência e o timbre da voz. O tratamento é focado, principalmente, na deglutição, já que a dificuldade para engolir e as dores decorrentes dessa inflamação são os sintomas que mais incomodam Lula. Desde que o câncer foi detectado, em outubro, Lula perdeu 18 quilos.

Esta semana, Lula recuperou um quilo, com mais facilidade de deglutição. Ele passou por três sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia e encerrou o tratamento em fevereiro. Depois, sofreu uma pneumonia, já curada, mas continuou com dores na garganta. Por isso, os exames de avaliação do câncer foram adiados de ontem para a próxima semana.