Título: Para Miro, PDT tem hoje a cara de Carlos Lupi
Autor: Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 25/03/2012, O País, p. 15

Sem criticar ex-ministro, deputado afirma que partido é uma federação

A disputa interna travada entre Lupi e os irmãos Brizola - Juliana e Leonel são gêmeos e, Carlito, o caçula - é acompanhada por pedetistas históricos. Sem querer apoiar uma das correntes, o deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) diz que hoje o PDT não mantém a mesma forma de fazer política adotada no período em que Leonel Brizola esteve à frente do partido. Para o parlamentar, a legenda ignora o debate político e desestimula o surgimento de dissidências da atual executiva. De acordo com Miro, somente o voto direto pode levar um grupo divergente a assumir o controle do PDT.

- Na reunião do Diretório Nacional, eu disse que o PDT está a cara do Lupi. Nos estados a prática é igual. Então, em termos de organização, o Lupi continuará tendo o apoio dos estados porque o PDT se organizou como uma federação. Os estados tem autonomia para apoiar quaisquer governadores e partidos, manejar o tempo de TV, ganhar secretarias. Então, é esta federação em que se transformou o PDT, a exemplo da maioria dos partidos. Isso faz com que a legenda seja assim, a cara do Lupi - diz Miro, ressaltando que sua análise da situação atual da legenda é "uma constatação", e não uma "ofensa" ao presidente do PDT.

Falta de articulação atrapalharia irmãos

Ex-deputado, Vivaldo Barbosa é crítico ao avaliar a disputa interna de poder:

- O PDT participa do governo de todos os partidos. Parece aquela definição que o (Gilberto) Kassab (prefeito de São Paulo) deu (para o PSD): nem de direita nem de esquerda. O PDT com o Brizola era definido, com caráter, lutava pela cultura nacional. Essa era a marca do partido. Agora, o PDT não tem nenhum principio e nenhum valor - diz o ex-deputado, que estuda deixar o partido. - Falta uma visão política mais clara, falta articulação, contatos para os netos de Brizola. Eles não são de fazer articulação. Não vão conseguir força suficiente para derrubar o Lupi, não.

Adversário declarado de Carlos Lupi, o deputado estadual Paulo Ramos também não poupa críticas à falta de identidade do PDT:

- O partido não é nem a sombra ideológica do que deveria ser, do que pregava o Brizola. Os irmãos estão unidos e o Lupi tem feito tudo para dividi-los - afirma.