Título: Chinaglia admite votar código antes da Rio+20
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 27/03/2012, O País, p. 5

Temendo derrota para ruralistas, governo queria que a votação ocorresse depois da conferência

BRASÍLIA. Mesmo com um cronograma de "folga" para a Câmara até 10 de abril - sem a votação dos principais temas da Lei Geral da Copa e do Código Florestal -, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse ontem que a intenção é votar o Código Florestal antes da realização da Rio+20, em junho. O Palácio do Planalto havia sinalizado que queria deixar a questão para depois do evento, temendo uma derrota para os ruralistas.

Como os parlamentares vincularam a aprovação da Lei da Copa a um acordo sobre o código, Chinaglia disse que, neste momento, está se tentando chegar a um "acordo de conteúdo" sobre o segundo ponto. Chinaglia chamou de "primeiro teste de estresse da base" a tentativa frustrada de votar, semana passada, a Lei Geral da Copa.

Na ocasião, os partidos aliados obstruíram a votação e condicionaram a aprovação da Lei da Copa, de interesse da Fifa, a um acordo sobre o código. Apesar de o impasse permanecer, Chinaglia disse que esse teste foi importante para saber o posicionamento da base aliada:

- O espírito é ver até onde é possível haver acordos. Temos que aplaudir a Rio+20, mas não é isso que vai nos pautar, não há essa relação tão direta. Mas queremos votar antes da Rio+20 - disse Chinaglia.

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, admitiu ontem a possibilidade de o governo negociar alterações no Código Florestal. Segundo Ideli, o governo entendia que o texto negociado no Senado contemplava os interesses dos de ruralistas e ambientalistas, mas se deparou com um a realidade diferente na Câmara.