Título: Prévias: Serra teve pior desempenho na periferia
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 28/03/2012, O País, p. 10

José Aníbal foi o mais votado na região Sul, onde o PSDB, historicamente, tem baixo índice de votação

SÃO PAULO. O ex-governador José Serra teve o seu pior desempenho nas prévias do PSDB junto aos filiados da região Sul da cidade. Segundo levantamento divulgado ontem pelo partido, o tucano recebeu nessa área, que inclui parte da periferia da capital, 34% dos votos válidos e perdeu a preferência da militância para o secretário de Energia, José Aníbal, que garantiu 37%. No restante da cidade, o ex-governador venceu com o apoio de mais de 55% dos tucanos.

Na votação geral, domingo passado, Serra obteve 52% dos votos válidos; Aníbal, 31%; e o deputado Ricardo Tripoli, 16%. Cerca de seis mil pessoas votaram para escolher o candidato do partido para a eleição deste ano.

A vitória apertada surpreendeu aliados de Serra, que contavam reunir mais de 70% dos votos. O distanciamento em relação à militância, a entrada tardia nas prévias e a aliança com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foram apontados como os principais motivos para o desempenho abaixo do esperado.

As maiores votações do pré-candidato foram nas zonas Leste e Norte, com 57% dos votos da militância. Aníbal teve 29% e 31%; e Tripoli, 13% e 11%, respectivamente. Nas regiões mais centrais (Centro, Oste e Sudeste), Serra manteve a média (55%), contra 30% de Aníbal e 14% de Tripoli.

Os dados colocaram à pré-campanha do tucano um problema a ser administrado nos próximos meses. O menor apoio dos militantes tucanos a Serra ocorre numa região em que o PSDB, historicamente, já não vai bem com o eleitor.

O cientista político e especialista em pesquisas eleitorais na capital paulista, Carlos Novaes, disse que uma análise das últimas eleições revela que o PSDB ainda enfrenta dificuldades de penetração nas franjas da cidade. Apesar da soberania do PT estar diminuindo a cada eleição, ainda é forte nesses locais.

- O eleitorado dessa região (Sul) tem se mostrado ao longo do tempo mais difícil para o partido. Ter nessa mesma área problemas internos torna as coisas mais complicadas.

Aliados do ex-governador já trabalham numa aproximação dele com os derrotados nas prévias. Serra viajaria ontem para a Espanha, mas cancelou o compromisso por causa das articulações para firmar alianças.