Título: Na contramão de SP, onde apoia Serra, PSD se alia ao PT em outros estados
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/04/2012, O País, p. 13
Apesar das críticas petistas ao partido de Kassab, há coligação em 4 capitais
BRASÍLIA. O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que não é de centro, de direita nem de esquerda, mas é o principal aliado do tucano José Serra na eleição da maior cidade brasileira, tem pouca afinidade com o PSDB país afora.
O desenho atual das alianças que estão sendo fechadas para a eleição nas capitais mostra que, além de São Paulo, a dobradinha PSD/PSDB só deve se repetir em Belém (PA) e Rio Branco (AC). Os dois aliados mais comuns do PSD são o PT da presidente Dilma Rousseff, com quem Kassab faz reuniões reservadas e até sigilosas como a da semana passada; e o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Os petistas desdenharam do apoio do PSD em São Paulo, mas o partido de Kassab vai apoiar candidatos da base de Dilma na maioria das capitais. Os petistas já despontam nas coligações com o PSD em Salvador, Aracaju, Campo Grande e Recife, onde serão os cabeça-de-chapa.
A senadora Marta Suplicy (PT-SP) e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, já usaram palavras duras contra Kassab, mas isso não inviabilizou alianças nessas capitais e em muitas outras cidades médias.
Segundo Rui Falcão, as diferenças manifestadas entre PT e PSD, quando Kassab discutia apoio ao candidato petista em São Paulo, Fernando Haddad, são pontuais. Perguntado se isso afetaria alianças em outros estados, foi curto:
- Acho que não.