Título: No país europeu, regras diferentes para turistas
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 02/04/2012, O País, p. 9

Um diplomata brasileiro ouvido pelo GLOBO explicou que não há tratamento isonômico, como argumentam os espanhóis em frequentes reuniões para debater o constrangimento de brasileiros que desembarcam ou fazem conexão em Madri. Ao chegar à Espanha, a regra para a maioria dos latino-americanos é estar munido de documentos que comprovem recursos econômicos para se manter como turistas.

Mas a página oficial na internet da Polícia da Espanha esclarece que essa mesma exigência não será feita para cidadãos mexicanos e chilenos.

"Aos cidadãos de México e Chile não se exigirá, sistematicamente, a comprovação de meios econômicos para efetuar sua entrada na Espanha", explica o governo espanhol.

Entre 2007 e 2011, de acordo com o Itamaraty, 10.020 brasileiros foram barrados ao desembarcar em aeroportos da Espanha.

Consultado pelo GLOBO, o Itamaraty se limitou a informar que promoverá a reciprocidade seguindo as normas de legislação brasileira. Um diplomata informou que, em recente reunião com integrantes da Imigração espanhola, o governo brasileiro percebeu "boa vontade inédita" para reduzir o constrangimento de brasileiros que desembarcam no país europeu.