Título: Chávez virá ao Brasil para possível internação
Autor:
Fonte: O Globo, 06/04/2012, O Mundo, p. 27

Governo confirma que presidente visitará Lula; colunista Merval Pereira informa que ele faria tratamento no Sírio-Libanês

Reuters

BARINAS, Venezuela. Depois de passar por um segundo ciclo de radioterapia em Cuba, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, virá ao Brasil, onde deve ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou o colunista do GLOBO Merval Pereira, em seu blog. Oficialmente, a Chancelaria venezuelana confirma que o presidente virá ao Brasil nos próximos dias, mas afirma que o propósito da viagem é uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A viagem indica que o estado de saúde do presidente se deteriorou.

Segundo o colunista, Chávez teve um choque com o tratamento de radioterapia em Cuba, e há especulações de que teria sofrido problemas intestinais que poderiam ser originários da metástase.

O Sírio-Libanês foi o hospital escolhido por Lula para se tratar de um câncer na laringe. O próprio Lula e a presidente Dilma Rousseff haviam oferecido o hospital a Chávez como o local apropriado para ele realizar o tratamento, mas o venezuelano se negou a aceitar as normas de transparência de informações da instituição e fez, na época, exigências consideradas inaceitáveis, como fechar andares do hospital e revistar todos os visitantes enquanto estivesse internado. O colunista do GLOBO informa que pessoas próximas a Chávez temem que agora seja muito tarde para um novo tratamento no Brasil. O hospital diz que não há informações oficiais sobre a eventual internação de Chávez.

Segundo o comunicado da Chancelaria venezuelana, Chávez teve uma longa conversa por telefone com Lula na última terça-feira, e eles conversaram sobre os respectivos avanços em suas lutas contra o câncer:

"Ao se despedir, o presidente Chávez pediu a Lula que faça chegar uma saudação especial para a presidente Dilma e para que transmita seu propósito de visitar o Brasil proximamente".

Chávez voltou para a Venezuela anteontem. Ele desembarcou às 23h40m em Barinas, onde vive sua mãe, e foi recebido por familiares. Na chegada, disse que está se recuperando:

- Até agora, felizmente não há qualquer sinal de reação adversa ao tratamento. Todos os exames feitos mostram resultados positivos na recuperação física.

Uma avaliação bem diferente aparece na coluna do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda. Ele relata que Chávez sofreu uma descompensação violenta com a aplicação da primeira dose de quimioterapia após o retorno da doença e que há sérias discordâncias entre as equipes de médicos cubanos, brasileiros e venezuelanos, responsáveis pelo acompanhamento do caso. Um dos pontos-chave é a aplicação tardia de radioterapia, além da falta de pontaria nos órgãos para onde ela se irradiou, o que teria provocado leves queimaduras. Um relato confidencial enviado ao Hospital Sírio-Libanês por um dos especialistas concluiria que o tratamento não era o mais indicado.

Enquanto não chega ao Brasil, Chávez, em busca de mais seis anos de mandato, atacou uma das principais preocupações dos eleitores: a criminalidade. Foram anunciadas a criação de uma companhia de serviços de segurança com servidores públicos e privados e um centro nacional de segurança, que publicará pesquisas sobre o tema. Os homicídios no país duplicaram na última década.