Título: Pressionado pelo PMDB, Vital do Rêgo deve presidir Conselho de Ética do Senado
Autor: Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 06/04/2012, O País, p. 3

Senador resiste à indicação, mas Renan, líder do partido, promete solução até segunda-feira

BRASÍLIA. Sem entusiasmo e diante da falta de candidatos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deve aceitar a tarefa de presidir o Conselho de Ética do Senado, pressionado pelo líder do seu partido, Renan Calheiros (AL). O cargo, que é da cota do PMDB, está vago, o que trava a análise do pedido de abertura de processo, por quebra de decoro, contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), feito pelo PSOL. Renan prometeu resolver o assunto na segunda-feira, para que a investigação possa começar.

Tarefa de julgar Demóstenes

é considerada espinhosa

Assim como os demais peemedebistas, Vital, que é corregedor do Senado, resiste em assumir a tarefa, considerada espinhosa. Na tentativa de convencê-lo, a cúpula do PMDB argumenta que ele agirá como magistrado e terá apenas que seguir o regimento da Casa. O juízo de valor, ou seja, a decisão de pedir ou não a cassação de Demóstenes, é tarefa do relator, que só será escolhido posteriormente por sorteio ou acordo político.

Mas não é bem assim, porque o primeiro passo cabe ao presidente do conselho: a ele caberá a tarefa de fazer o exame preliminar da representação do PSOL, determinando sua admissão ou arquivamento.

Renan fez um apelo a Vital anteontem. Ouviu como resposta que ele já tinha assumido uma missão partidária ao aceitar a corregedoria do Senado. E agora não se sente disposto a fazer mais esse sacrifício. Como o senador estava na Paraíba, eles combinaram nova conversa na segunda-feira, em Brasília. Renan continuará pressionando para que seja ele.