Título: Agnelo agora diz que já esteve com Cachoeira
Autor: Carvalho, Jailton
Fonte: O Globo, 13/04/2012, Editorial, p. 11

Agnelo agora diz que já esteve com Cachoeira

Encontro aconteceu em Anápolis (GO) quando governador do Distrito Federal era diretor da Anvisa, afirma porta-voz

BRASÍLIA. O governador Agnelo Queiroz reconheceu ontem que teve um encontro com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Segundo o porta-voz do governo, Ugo Braga, Agnelo teve uma reunião com Cachoeira entre 2009 e 2010, quando era diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O porta-voz negou contradições nas declarações do governador sobre as supostas relações com Cachoeira. O nome de Agnelo apareceu em conversas de integrantes da organização do bicheiro sobre negócios da Delta Construções no governo do Distrito Federal.

Na quarta-feira, um repórter perguntou se Agnelo tivera um encontro com Cachoeira, conforme indicaria uma conversa entre o bicheiro e o araponga Idalberto Matias, o Dadá, gravada pela Polícia Federal em junho do ano passado. O governador se limitou a dizer que o encontro mencionado "não houve". Ontem, questionado novamente sobre o assunto, o governador respondeu, por intermédio do porta-voz, que teve um encontro com Cachoeira em Anápolis, há dois ou três anos.

- Quando ainda era diretor de Anvisa, ele (Agnelo) fez uma visita a laboratórios e, numa roda de empresários, foi apresentado ao Cachoeira. Mas foi numa rodinha de empresários. Eles não falaram a sós - disse Braga.

Referências ao governador aparecem em pelo menos dois trechos do relatório da Polícia Federal sobre os negócios da organização de Cachoeira. O nome de Agnelo foi citado numa conversa entre Dadá e Marcelo Lopes, ex-subsecretário de Esportes, conforme revelou o Jornal da Globo na quarta-feira. Marcelo trata Dadá pelo apelido de Chicão e avisa que Agnelo mandou "cuidar" da Delta.

"Teve uma reunião, Chicão, entre o Agnelo; Agnelo, o Rafael e João Monteiro, agora esses dias. E o Agnelo falou para o João diretamente, isso foi o Cláudio me contando, pra cuidar da Delta, pra deixar tudo, pra não dar problema nenhum no lixo", disse Marcelo no trecho gravado.

João Monteiro, que é o ex-diretor do Serviço de Limpeza Urbana de Brasília (SLU), foi demitido na semana passada, depois que começaram a surgir as primeiras informações sobre o suposto envolvimento de integrantes do governo Agnelo com a organização de Cachoeira. Rafael seria Rafael Barbosa, secretário de Saúde do governo do Distrito Federal. Cláudio é Cláudio Abreu, ex-diretor regional da Delta. João Monteiro teria sido indicado para o cargo pelo ex-chefe de Gabinete do governador Cláudio Monteiro.

O ex-chefe de Gabinete deixou o cargo depois que o nome dele apareceu em conversas entre Dadá e Cláudio Abreu. Os dois falavam sobre pagamentos e até sobre a doação de um rádio Nextel para João Monteiro.