Título: Montadoras pedem crédito
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 13/04/2012, Economia, p. 23

Montadoras pedem crédito

Setor quer aumentar financiamento para compra de carro

BRASÍLIA. No mesmo dia em que comprou uma briga com os bancos privados em função do spread bancário, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se com financeiras das montadoras para discutir o que pode ser feito para aumentar o crédito para a compra de veículos no país. A reunião atende a um pedido do próprio setor automotivo, que reclama da redução desses financiamentos.

Em reunião com Mantega esta semana, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, afirmou que o setor está satisfeito com o novo regime automotivo - anunciado na segunda etapa do plano Brasil Maior - e vai realizar investimentos de US$ 22 bilhões até 2015, mas ainda precisa ver um aumento na aquisição de veículos pela população.

- O que nós falamos efetivamente é que o governo precisa dar mais atenção à questão do crédito porque, agora, para expandirmos, precisamos de mais crédito para o setor, crédito no varejo - disse Belini.

Segundo técnicos do governo, um dos problemas relatados pelas financeiras - que respondem por 25% dos empréstimos para a compra de veículos no país - está em cobranças que os estados começaram a fazer dos bancos por tributos como IPVA, ISS e multas em operações de leasing. Como nesses casos o bem pertence à instituição até o fim do contrato, os governos estaduais transferiram as cobranças para os bancos e não para os compradores.