Título: Teresópolis temporal deixou cinco mortos
Autor: Rebello, Pablo ; Andreoni, Manuela
Fonte: O Globo, 08/04/2012, Rio, p. 19

Teresópolis: temporal deixou cinco mortos

Por causa das chuvas que caíram na noite de anteontem, 800 moradores do município estão desabrigados

Pablo Rebello e Manuela Andreoni

Na véspera do Domingo de Páscoa, os moradores de Teresópolis acordaram com a apreensão de quem teme a repetição da maior tragédia já registrada na região. Cinco pessoas morreram em decorrência da forte chuva que caiu na sexta-feira. O número de desabrigados na cidade da Região Serrana pode chegar a 800, segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões.

Na manhã de ontem, o clima era de insegurança no bairro de Santa Cecília, onde por volta das 4h foi encontrado o corpo de Rosângela Moraes de Oliveira, de 41 anos, a quinta vítima. O filho dela, Caíque de Moraes, de 5 anos, foi resgatado com vida por vizinhos às 8h20m, imprensado entre a geladeira e o armário da casa. A cidade amanheceu sem chuva, com sol, mas os moradores temiam a volta do temporal.

No mesmo bairro, a casa de Marilda da Penha Martins foi uma das mais atingidas pelos destroços. Ela conta que, a cada vez que chove, se abriga na casa da vizinha. Foi o que salvou a família na sexta-feira. Marilda estava com o marido, a filha, o neto e a sobrinha.

- Não volto mais para cá, não dá para fazer mais nada aqui - dizia a moradora, desesperada enquanto tentava recuperar objetos na casa.

No Centro de Teresópolis, a água chegou a atingir um metro e meio d altura, invadindo lojas e casas. Segundo o prefeito Ariel Rosa, o governo do estado mandou maquinário para auxiliar no recolhimento dos escombros.

Entre as outras vítimas estão uma menina de 14 anos, moradora do bairro Quinta Lebrão; um casal de Bom Retiro; e mais um homem na comunidade Pimentel. A chuva parou por volta das 23h de sexta. O dia amanheceu nublado e, segundo boletim do Inea, os municípios de Macaé, Petrópolis, Nova Friburgo e todo o Norte e Noroeste Fluminense voltaram para o estágio de vigilância no início da manhã. O Rio Meudon, que transbordou em Teresópolis ontem, também retornou para o estágio de atenção.