Título: Cabotagem não pode utilizar o mesmo recurso
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 20/04/2012, Economia, p. 34

Cabotagem não pode utilizar o mesmo recurso

As vantagens tributárias que afloram para o setor de petróleo não podem ser obtidas por outras formas de navegação, como a cabotagem - transporte de mercadorias dentro do país por mar. A legislação nacional obriga que as embarcações utilizadas nestas rotas tenham bandeira nacional, o que eleva os custos. Este, somados à burocracia e à falta de prioridade, fazem com que este setor não deslanche no país, apesar dos benefícios que traria, como redução no gasto de combustíveis e na emissão de gases poluentes, além da retirada de caminhões das estradas.

Claudio Loureiro, diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave) afirma que o setor é vítima direta do chamado "Custo Brasil":

- Nossos custos ficam muito maiores. Isso, somado a outros problemas do setor, tornam nossa operação difícil de competir.

Para Loureiro, não basta incentivar a indústria naval brasileira e torná-la refém de diversos problemas, como os elevados custos para a reparação de navios - que é realizada, cada vez mais, em outros países.