Título: Hillary elogia atuação de Dilma
Autor: Miranda, Gustavo
Fonte: O Globo, 18/04/2012, O País, p. 9

BRASÍLIA. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou a atuação da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção e afirmou que a brasileira "está estabelecendo um padrão global". Hillary fez o reconhecimento em seu segundo dia de visita ao Brasil, quando participou, ao lado de Dilma, da abertura do primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership), em Brasília.

- Nós temos agora a chance de estabelecer um novo padrão para reforçar a transparência e responsabilidade global. E não há melhor parceiro para iniciar este esforço do que o Brasil, e particularmente a presidente Rousseff. Seu comprometimento com a abertura, transparência e luta contra a corrupção está estabelecendo um padrão global - disse Hillary.

A americana ressaltou ainda a necessidade de participação da sociedade civil no controle da transparência dos governos. Também afirmou que é a vontade política que faz com que os poderes prestem contas à população de suas ações.

Dilma, em seu discurso, voltou a afirmar que não aceita desvios. A presidente listou iniciativas de seu governo para que a população possa acompanhar os gastos públicos, como a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência e portais exclusivos que apresentarão custos da Copa e das Olimpíadas.

- Da parte do meu governo, nós buscaremos sempre a eficiência para garantir boa qualidade de serviços prestados à população. E não teremos tolerância com nenhum malfeito. Quanto maior a transparência e mais efetivos forem os canais de participação e de gestão, mais forte e justa se torna a democracia - declarou a presidente.

A Parceria para Governo Aberto reúne 55 países que, ao aderirem, comprometem-se a realizar ações para ampliar a transparência de suas gestões e combater a corrupção.

--------------------------------------------------------------------------------