Título: OCDE: zona do euro no ponto de virada
Autor:
Fonte: O Globo, 11/04/2012, Economia, p. 22

OCDE: zona do euro no ponto de virada

Mas, segundo a organização, ritmo de principais economias deve continuar lento

PARIS e BERLIM. A economia da zona do euro pode ter atingido um ponto de virada, embora a atividade econômica nas principais economias, como França e Itália, deva permanecer lenta, afirmou ontem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ao divulgar sua pesquisa mensal sobre os principais indicadores. O indicador mensal da OCDE subiu para 100,5 em fevereiro frente a 100,3 em janeiro.

A OCDE afirmou também que o Japão e os EUA continuam a mostrar fortes sinais de impulso na recuperação econômica. E economias emergentes, como Brasil, Índia, Rússia e particularmente a China, também mostraram sinais positivos em relação à avaliação do mês passado.

Já o sentimento do investidor da zona do euro caiu em abril após três altas consecutivas, informou ontem o grupo de pesquisas Sentix. O índice que mede o sentimento na zona do euro recuou para -14,7 ante -8,2 em março. O subíndice sobre expectativa também caiu para -9,3 ante -2,3 no mês anterior, enquanto a leitura sobre as condições atuais decresceram para -20 ante -14.

"Que decepção", disse o Sentix em nota. "Após três altas consecutivas, o índice Sentix sofreu um novo revés. O declínio de 6,5 pontos levanta novos pontos de interrogação."

A leitura a respeito da Alemanha, a maior economia da Europa que tem se desgastado fortemente com a crise, caiu em sete pontos, para 1