Título: NYT destaca ausência de olho no olho
Autor: Thiago de Mello, Paulo
Fonte: O Globo, 11/04/2012, Economia, p. 23

'NYT' destaca ausência de 'olho no olho

Para jornal, gestual representa divergências entre Dilma e Obama

Ao noticiar a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA, o"New York Times" acentuou o esforço pragmático dos diplomatas para focar nos temas positivos, onde foi possível avançar concretamente. Daí o anúncio da abertura de dois novos consulados no Brasil, o debate sobre vistos e o reconhecimento da cachaça como marca de origem controlada. Os jornalistas Simon Romero e Jacquie Calmes destacaram, porém, um detalhe: a ausência de troca de olhares entre os dois chefes de Estado no salão Oval da Casa Branca, após a reunião, como uma metáfora dos temas em que os dois países divergem, como Irã e Cuba.

Os jornalistas do "NYT", enfatizaram ainda o fato de Dilma não ter sido recebida com a mesma deferência de líderes de Índia, Coreia do Sul e Reino Unido.

Em outros jornais, a viagem teve um destaque pequeno, equivalente à discreta recepção que a comitiva brasileira recebeu da diplomacia americana. Do encontro com Barack Obama, jornalistas lá de fora destacaram o alerta da presidente sobre os efeitos da política monetária expansionista dos EUA na economia mundial, a crescente influência do Brasil no cenário internacional e os acordos específicos acertados nos encontros com empresários e autoridades.

A versão on-line do "Boston Herald" se concentrou no encontro da presidente brasileira com o governador de Massachusetts, Deval Patrick. Na agenda, a cooperação tecnológica entre o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Outros jornais, como o "El País" e "Telegraph" também destacaram as reclamações sobre o "tsunami financeiro". O jornal espanhol destaca ainda a crescente liderança dos países no continente.