Título: Chávez dá apoio a Cristina em expropriação
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 18/04/2012, Economia, p. 24

Argentina deve cerca de US$ 6 bilhões à Venezuela por importação de combustível

CARACAS. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saudou a decisão de Cristina Kirchner de expropriar os 51% de participação da espanhola Repsol na YPF, segundo o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro. A Argentina deve em torno de US$ 6 bilhões à Venezuela pela importação de combustível.

O apoio foi dado em comunicado oficial lido no canal estatal VTV. O governo venezuelano também "rechaçou as ameaças ou tentativas de intimidação que na Europa têm sido formuladas contra a Argentina e convocou as nações irmãs do continente para acompanhar o país no exercício dos direitos soberanos", acrescentou a nota.

O governo argentino alegou que a falta de investimentos da YPF obrigou o país a importar combustíveis. A decisão foi considerada "hostil" pela Espanha, por romper "o clima de cordialidade e amizade" entre os países. Madri ameaçou tomar "medidas claras e contundentes em defesa dos interesses legítimos da Repsol e de todas as empresas e interesses espanhóis no exterior."

Maduro disse ter expressado sua solidariedade em ligação telefônica ao chanceler argentino na noite de segunda-feira. Caracas também pôs à disposição da Argentina "toda a experiência técnica, operativa, jurídica e política da PDVSA (petrolífera venezuelana)."