Título: Para a PF, um sócio oculto do bicheiro
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 26/04/2012, O País, p. 4

O engenheiro Cláudio Dias de Abreu, ex-diretor regional da Delta Construções no Centro-Oeste, é identificado pela Polícia Federal como sócio oculto do bicheiro Carlinhos Cachoeira no esquema de lavagem de dinheiro. Em vários trechos de interceptações telefônicas da Operação Monte Carlo, Abreu aparece conversando com integrantes da quadrilha do bicheiro sobre remessa de dinheiro e pagamentos que deveriam ser feitos a pessoas indicadas pelo grupo.

Nas conversas gravadas pela PF, no entanto, Abreu também tratou de suposto pagamento de propina a um servidor do governo do Distrito Federal. Abreu conversou sobre o assunto com Idalberto Matias, o Dadá - um dos principais integrantes da organização de Cachoeira.

O diálogo foi em janeiro de 2011. Abreu telefonou para tratar da nomeação para o comando do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no começo do governo Agnelo Queiroz. A Delta estava interessada em ampliar os contratos com o SLU.

- O Marcelão tá aqui comigo, entendeu? Veio agora de uma reunião com o Cláudio Monteiro. Ele tava falando o seguinte: que é ideal você dar um presente pro cara antes. A nomeação vai sair na terça-feira no Diário Oficial - diz Dadá.

Pelas investigações, Marcelão seria Marcelo Lopes, que até o início do escândalo era assessor da Casa Militar do governo do DF, que pediu exoneração após o escândalo.

A relação do ex-diretor da Delta com Carlinhos Cachoeira também se dava na compra de imóveis. Os dois compraram por R$ 2 milhões a Fazenda Gama, em sociedade com Rossini Aires Guimarães.

O negócio chamou a atenção da PF porque a fazenda estava em situação irregular. Após a compra, os policiais interceptaram telefonemas nos quais a quadrilha de Cachoeira conversa com Cláudio Abreu sobre o processo para a regularização da terra em órgãos do Distrito Federal. O engenheiro é apontado como alguém com trânsito na administração estadual.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada