Título: Manifestações hoje vão cobrar pressa no julgamento do mensalão
Autor: Castro, Juliana
Fonte: O Globo, 21/04/2012, O País, p. 14

Rio, São Paulo, Distrito Federal e outros 22 estados têm atos anticorrupção

As manifestações para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade no julgamento do mensalão ganharam corpo e, além de Rio e São Paulo, outros 22 estados e o Distrito Federal promovem hoje uma série de eventos contra a corrupção. Em algumas cidades, serão recolhidas assinaturas para um manifesto pedindo que o mensalão entre logo na pauta do Supremo.

O documento, que pode ser assinado também pela internet (www.peticaopublica.com.br), tinha quase 12 mil adesões até a tarde de ontem. Todas serão impressas e levadas, junto com as colhidas nos eventos de hoje, ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, com quem representantes dos grupos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política têm audiência no próximo dia 25.

Na ocasião, o grupo também levará para o ministro uma ampulheta como símbolo de que o tempo para o julgamento do maior escândalo do governo Lula escoa a cada minuto. Lewandowski é revisor do processo, que tem o ministro Joaquim Barbosa como relator.

No Rio, a manifestação acontece a partir das 11h, no Posto 9, em Ipanema. Lá, os integrantes do Movimento 31 de Julho colocarão no chão, em letras grandes, o dizer "S.O.S. STF". Um avião sobrevoará as praias carregando uma faixa com os dizeres "S.O.S. STF - Julgamento do mensalão já!".

- Queremos fazer uma coisa leve. Vamos tocar músicas, para chamar a atenção de quem passa - disse Marcelo Medeiros, criador do Movimento