Título: No primeiro discurso, engasgo e choro
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 15/04/2012, O País, p. 4

SÃO BERNARDO DO CAMPO. O ex-presidente Lula tossiu, engasgou e teve de interromper ontem seu primeiro discurso desde que foi diagnosticado com um câncer na laringe , há seis meses. Lula chegou a chorar em diversos momentos na inauguração de um complexo educacional em São Bernardo do Campo, ora comovendo-se com o público, ora com os discursos dos aliados petistas. A previsão inicial era de que Lula falasse por três minutos, mas ele acabou se estendendo por seis e, com claros problemas de deglutição, interrompeu a fala quando discorria sobre as expectativas quanto à presidente Dilma Rousseff.

- A Dilma vai provar uma coisa em que eu acreditava: para governar, a gente tem que colocar o coração da gente na frente. A gente não tem que ter muita sabedoria apenas teórica. A gente tem que ter a sabedoria de uma mãe, cuidar de quem precisa ser cuidado, que são as pessoas mais pobres deste país - dizia Lula, quando foi acometido pela tosse.

Depois de tomar água e não melhorar, o ex-presidente desistiu de discursar:

- Eu vou parar, mas prometo para vocês que, no próximo, eu estarei muito melhor para falar.

O complexo educacional inaugurado ontem leva o nome da sogra de Lula, Regina Rocco Casa, de família tradicional de São Bernardo. A obra recebeu R$ 56,7 milhões em recursos municipais e federais. A inauguração reuniu os principais nomes do PT no estado, além de Lula, dona Marisa Letícia e os quatro filhos do casal.

Logo que começou a discursar, Lula admitiu que ainda sentia os efeitos do tratamento contra o câncer na laringe:

- Se eu tivesse juízo, eu não podia falar. Eu ainda não estou com a garganta totalmente boa, mas espero que daqui a uns 15, 20 dias esteja apto para me dirigir aos companheiros e companheiras por este Brasil afora, para ajudar nosso partido a continuar crescendo e elegendo pessoas como Marinho, Fernando Haddad, Osvaldo (Dias), Mario Reali, (Carlos) Grana, e tantos que a gente tem que eleger no país inteiro - disse Lula, referindo-se aos pré-candidatos petistas do ABC e de São Paulo.

Mesmo tendo interrompido o discurso ontem, Lula seguiu para seu apartamento em São Bernardo do Campo e não procurou atendimento médico. (Tatiana Farah)