Título: Empresas e sócios de Cachoeira não existem
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 19/04/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA. Apontadas como empresas de fachada controladas pelo grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira, a Brava Construções e a Alberto & Pantoja Construções têm endereços fictícios em Brasília. Os sócios das duas empresas também não residem nos endereços que constam no relatório da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF). Na vizinhança, ninguém sabe da existência dessas construtoras e tampouco conhece seus donos.

A PF visitou os locais onde funcionariam as empresas e onde residiriam seus sócios, mas o resultado era sempre o mesmo: o endereço não batia. Ontem e anteontem, O GLOBO foi a alguns desses locais. Tanto a Brava como a Alberto & Pantoja estariam sediadas no mesmo endereço, mas lá funciona há dois anos oficina de lanternagem pertencente a Jocélio Soares. Ele disse que sequer sabe quem é Carlinhos Cachoeira, mas que na última semana outras pessoas apareceram buscando mais dados sobre as duas empresas. Informado sobre a movimentação financeira das empresas, que gira na casa dos milhões, ele se espantou.

- Se eu tivesse um pouquinho desse dinheiro, eu não estaria aqui - afirmou Soares.

Uma das sócias da empresa Alberto & Pantoja, Rosely Pantoja da Silva, tem, segundo a PF, dois CPFs, um no nome dela, outro no de Roseli Pantoja da Silva - a diferença está apenas na letra final do primeiro nome. No início, a PF pensou se tratar de pessoas distintas, mas semelhanças no nome da mãe e na data de nascimento levaram a polícia a concluir que eram a mesma mulher.

Ontem, O GLOBO visitou a casa que consta no nome de Roseli (com i), em Novo Gama (GO), no Entorno de Brasília. Segundo os vizinhos, os atuais moradores estão lá há apenas 20 dias. Antes, vivia ali um casal, mas, como a mulher era muito reclusa, os vizinhos não souberam dizer o nome dela. É uma casa simples, fato destacado no relatório da PF: "Ressalte-se que a casa onde deveria estar residindo a pessoa de Rosely Pantoja é simples, contrastando com a movimentação da empresa Alberto & Pantoja, que gira na casa dos milhões". Também fica em Novo Gama o endereço da EC Conveniência, registrada no nome de Roseli, mas ali funciona uma ótica, e ninguém conhece a suposta dona.

Um dos sócios da Brava também tem dois CPFs. Embora com números diferentes, ambos pertencem a Alvaro Ribeiro da Silva. Os endereços residenciais dos titulares dos dois CPFs, em Goiânia, são parecidos. E ambos têm por telefone número que pertence a um contador de Brasília chamado Rubmaier Ferreira de Carvalho. O GLOBO contactou Rubmaier, que disse já ter feito pequeno serviço para a Brava. Mas destacou que já faz quatro anos que não trabalha com Alvaro e que não tem mais seu contato.

COLABOROU Sérgio Marques