Título: Bancos: abertura de agências não terá restrições
Autor: Valente, Gabriela
Fonte: O Globo, 27/04/2012, Economia, p. 23

Bancos: abertura de agências não terá restrições

BRASÍLIA. O Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou ontem as regras para a abertura de agências bancárias e postos de atendimento no país. A partir de hoje, os bancos poderão decidir onde e como atender seus clientes sem as restrições que vigoravam. Segundo o Banco Central (BC), a medida deve diminuir custos e aumentar a concorrência entre as instituições.

- O banco é que conhece seus clientes. Que sabe onde deve se instalar - disse o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos.

A nova regra, mais enxuta, libera as instituições para decidir novas formas de relacionamento. Odilon deu como exemplo, a instalação de um posto de atendimento em uma estação de metrô, onde o grande fluxo de pessoas ocorre em horários diferentes aos do funcionamento da agência convencional.

O banco poderá definir se o posto montado ali terá atendimento presencial ou não. A principal exigência agora é que a instituição coloque em lugar visível quais operações podem ser feitas no posto, indicando o lugar mais perto para o cliente obter serviços não prestados ali.

Para o BC, a ideia é melhorar o atendimento aos clientes e diminuir custos para as instituições. Antes de reduzir os juros ao consumidor, os bancos privados fizeram uma série de exigências ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. No entanto, a medida anunciada ontem não estava nessa lista dos banqueiros.

O BC ainda editou uma circular que determina um exame de concentração no sistema financeiro. Quando houver fusão, as instituições deverão assinar um acordo com a autoridade monetária, obrigando-as a compartilhar os ganhos de eficiência.

O CMN decidiu ainda autorizar a aplicação da taxa Libor, que corrige os contratos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), para operações de financiamento a países menos desenvolvidos na compra de bens ou serviços brasileiros. (Gabriela Valente)