Título: Petrobras e OGX têm que ser parceiras
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 27/04/2012, Economia, p. 25

Dilma: Petrobras e OGX têm que ser parceiras

Presidente visita Porto do Açu com Eike e diz que não pode haver concorrência entre as petrolíferas

SÃO JOÃO DA BARRA. A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que a Petrobras e a OGX, companhia do setor petrolífero do empresário Eike Batista, não devem competir, mas sim trabalhar em conjunto. A declaração de Dilma foi dada após participar de visita às obras do Porto do Açu, em São João da Barra, na região Norte Fluminense, onde o empresário constrói o Complexo Industrial do Porto do Açu.

- Acredito que não pode haver concorrência entre duas grandes empresas, como é o caso da Petrobras e da OGX - afirmou Dilma. - Ambas podem ganhar muito com as parcerias entre elas.

Dilma é a 1 presidente a visitar São João da Barra

A solenidade, que marcou o início de produção de petróleo no campo de Waimea da OGX, na Bacia de Campos, começou com cerca de duas horas e meia de atraso. Dilma visitou, ao lado de Eike Batista, as obras do Porto do Açu em companhia do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Depois de elogiar o espírito empreendedor de Eike, lembrando seu pai, Eliezer Batista, que também esteve presente ao evento, Dilma disse estar certa que a OGX tem uma grande colaboração a dar para se obter tecnologia de última geração para o Brasil.

Dilma foi a primeira presidente do Brasil a visitar o município de São João da Barra. O último chefe de Estado a visitar a localidade foi o Imperador Dom Pedro II.

Os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho compareceram ao evento em Porto do Açu. Ficaram sentados na primeira fileira do salão durante quase duas horas e meia, à espera da presidente. O governador Sérgio Cabral não mencionou os nomes dos adversários políticos em seu discurso, mas tanto Dilma quanto Eike citaram o casal. Eike se referiu à Rosinha como "governadora Garotinho".

OGX produz 13 mil barris diários em Waimea

Nos macacões laranjas da OGX usados por executivos e políticos no evento, uma mão manchada de óleo chamou a atenção da presidente Dilma. A mão, de um funcionário, foi feita com o óleo extraído do Campo de Waimea.

A produção de petróleo em Waimea começou em janeiro. O campo está produzindo atualmente cerca de 13 mil barris diários de petróleo.

Na construção da infraestrutura do Porto do Açu, a LLX, empresa do grupo EBX, está investindo cerca de R$ 3,8 bilhões. A OSX, por sua vez, está construindo um estaleiro no local com investimentos de R$ 3 bilhões.