Título: Missão do Brics é mudar o paradigma
Autor: Catarina Alencastro
Fonte: O Globo, 27/04/2012, Economia, p. 29

Missão do Brics é mudar o paradigma

Os países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) têm a missão de liderar a implementação de um novo modelo voltado ao desenvolvimento sustentável. A declaração do vice-presidente de Relações Internacionais da Fundação Unity For Russia, o pesquisador Georgy Toloraya, resume a posição defendida por especialistas durante o Seminário Internacional Desenvolvimento Sustentável e Agenda Social do Brics, preparatório para a Rio+20, encerrado ontem no Rio.

- Há 20 anos (na Rio 92) não havia o Brics. A missão do grupo não é apenas de cooperação entre países ou atuação com relação a questões financeiras, mas mudar o atual paradigma. A elite acadêmica proporia novas metas e padrões, não uma nova ideologia, mas poderia haver um denominador comum - afirmou Toloraya, no seminário promovido pelo Brics Policy Center, em parceria com a PUC-Rio e a prefeitura.

Presidente do conselho do Greenpeace Internacional, Ana Toni, apesar de defender a liderança do grupo, destacou que os países emergentes, como o Brasil, estão aquém nas questões ambientais:

- Está claro que estas crises financeira, social e ambiental demonstram o fracasso do sistema. O Brics, que concentra 40% da população mundial, deveria ter a liderança e a coragem de questionar o presente sistema. Mas não é isso o que vêm acontecendo. Ao contrário, na quarta-feira, a decisão do Código Florestal mostrou o quão aquém nós estamos de mostrar qualquer liderança. (Flávia Milhorance)