Título: Eficiência energética nas escolas
Autor: Catarina Alencastro
Fonte: O Globo, 27/04/2012, Economia, p. 29

Eficiência energética nas escolas

Parceria entre governo e Fundação Roberto Marinho beneficiará 20 mil alunos

O Ministério de Minas e Energia e a Fundação Roberto Marinho lançaram ontem um projeto cujo objetivo é estimular o consumo eficiente de energia entre jovens da rede pública de ensino.

O programa "Energia que Transforma" quer conscientizar 20 mil alunos de quatro estados por meio de uma série de TV e outra de rádio, cinco cadernos pedagógicos, cartazes, folhetos e um jogo educativo. Na primeira fase, este semestre, o material será aplicado em 400 colégios de Rio, Acre, Amazonas e Pernambuco. As escolas serão escolhidas pelas secretarias de educação dos estados. Só no Rio serão 8.630 estudantes. Para o próximo semestre é esperada a inclusão dos estados de Piauí e Pará.

O "Energia que Transforma" foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras - responsável pelos selos de eficiência que vêm nos eletrodomésticos - e tem produção do Canal Futura, ligado à Fundação Roberto Marinho.

- Não há bem-estar social sem desenvolvimento econômico, e energia é fundamental para isso. Este programa tem o objetivo de educar as pessoas, notadamente nas escolas e por meio da televisão, para que elas economizem a energia que consomem - disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na cerimônia de lançamento, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

A série de TV se chama "Vida de República" e mostra, com humor, o cotidiano de cinco jovens em uma república estudantil e sua relação com o consumo de energia. Seus dez capítulos também utilizam recursos de documentário para abordar o tema da eficiência energética, entrevistando especialistas e gente comum sobre o assunto. Além de servir de apoio nas salas de aula, a série vai ser exibida toda quinta-feira, às 20h, no Canal Futura. A estreia aconteceu ontem. Os episódios também estarão disponíveis na videoteca on-line do Canal Futura, a FuturaTec.

O programa de rádio produzido para o "Energia que Transforma", o "Alô, João", terá 30 episódios de dois minutos de duração e será transmitido por emissoras regionais. A produção vai apresentar conversas descontraídas sobre o uso de recursos naturais e sobre situações do dia a dia relacionadas com meio ambiente.

- No mês que antecede a Rio+20, vemos que há muitos obstáculos a serem superados, mas projetos como este nos mostram que vale muito a pena continuar - afirmou José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho.

Cerca de 800 educadores estão envolvidos, além de agentes das concessionárias de energia, cuja tarefa será disseminar o tema da eficiência energética nas comunidades onde atuam.

- O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEF) tem como meta economizar, em 2030, 10% do consumo previsto para aquele ano. Um dos requisitos para atingirmos a meta é chegar a toda população. Isso será alcançado com o programa que estamos lançando hoje - afirmou o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto.