Título: Sarney tem alta da UTI e recebe visita de Lula
Autor: Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 17/04/2012, O País, p. 9

Encontro durou 15 minutos; presidente do Senado permanecerá internado pelo menos até o fim da semana em São Paulo

SÃO PAULO. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sarney, que tem 81 anos, teve alta da unidade de terapia intensiva (UTI) ontem e foi transferido para uma unidade crítica cardiológica (semi-intensiva), após ser submetido a uma cirurgia cardíaca no fim de semana.

De acordo com boletim médico divulgado às 15h50m de ontem, o estado de saúde do presidente do Senado era estável. Ele se recupera de um cateterismo, seguido de angioplastia, para desobstrução de uma artéria, feitos no fim de semana após sentir dores no peito.

Lula foi ao Sírio-Libanês para sessão de fonoaudiologia, feita para a recuperação dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer de laringe. O encontro entre ele e Sarney começou às 13h35m e durou cerca de 15 minutos.

De acordo com o filho do senador, o deputado Sarney Filho (PV-MA), os dois conversaram sobre amenidades e cuidados com saúde. A política não foi um tema abordado, segundo o deputado.

- Eles falaram de amenidades, o Lula contou dos problemas de saúde pelos quais passou. Os médicos contaram histórias de cirurgias que fizeram, para distrair - afirmou Sarney Filho.

O presidente do Senado deve passar a semana internado. Ele também recebeu a visita do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) e dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF). A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), também visitou Sarney.

Sarney Filho disse que o pai se recupera bem e lembrou do susto pelo qual a família passou.

- Ele está bem. O risco foi grande. Se ele não tivesse ido para o hospital, ia ter um infarto. Os procedimentos que ele fez foram bem-sucedidos e ele está com aspecto bom. Ele é daqueles que se preocupam com a saúde - disse.

Segundo o deputado, o presidente do Senado tem sido submetido a exames constantes.

- Os exames clínicos que ele fez após a colocação do stent mostraram que está tudo funcionando bem. Ele tem feito exames de pressão e batimento cardíaco - contou.