Título: Entre motivos, pouca integração dos transportes
Autor: Duarte, Alessandra
Fonte: O Globo, 28/04/2012, O País, p. 10

Entre motivos, pouca integração dos transportes

l A presidente do IBGE, Wasmália Bivar, explica alguns dos motivos que levam o Rio a ficar em pior situação que São Paulo: — Enquanto 75% da população do estado do Rio moram na região metropolitana, em São Paulo este índice é de 50%. E em SP há outros polos de trabalho.

— O Rio na verdade está bem pior, porque está nessa situação com população, na capital, de cerca de 6 milhões, e São Paulo tem o dobro. O problema é que o país usa sistemas de baixa e altíssima capacidade, os ônibus e os metrôs. Mas falta o meio de campo, o desenvolvimento dos sistemas de média capacidade, como VLT, aeromóvel e monotrilho, além da integração entre eles — diz Fernando MacDowell, pesquisador de Engenharia de Transportes da UFRJ.

A falta de integração dos sistemas de transporte também é o principal entrave no setor nas regiões metropolitanas na avaliação de Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor da área de transportes da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp: — Em SP, a malha de metrô não chega a100 km; na Cidade do México, que implantou o metrô no mesmo período, é 300 km.

Mas, além de malha estruturada, é preciso rede bem alimentada por sistemas de menor capacidade, e, em paralelo, políticas de restrição de uso do automóvel.