Título: Contra o PSD
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 02/05/2012, Panorama Político, p. 2

Dirigentes do PT paulista e do PMDB nacional estão pressionando o TSE para adiar a decisão sobre o direito do PSD a receber recursos do Fundo Partidário. O PSD estava vencendo no TSE, por dois a um, quando o ministro Jose Toffoli pediu vistas. O PT e o PMDB estão apostando na tese de que o TSE deve interromper a votação até que o STF julgue ação do PSD contestando o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que negou ao novo partido o direito de presidir as comissões da Casa.

Nos bastidores: o que está em jogo?

A despeito de o PSD estar se alinhando ao PT em vários estados, sobretudo no Nordeste, os petistas de São Paulo não querem saber do PSD, do prefeito Gilberto Kassab, na chapa do tucano José Serra à prefeitura de São Paulo. Sem TV, o PSD dificilmente terá o vice do tucano. Além disso, a chapa PSDB-PSD vai jogar o DEM no colo do candidato do PMDB, o deputado Gabriel Chalita, anabolizando sua campanha. Isso também não interessa aos petistas. No caso do PMDB, a constituição de uma terceira força, que pretende adotar uma linha de centro, vai reduzir seu poder de pressão e barganha junto ao governo da presidente Dilma.

"Os estados produtores vão deixar de tomar os recursos que estão tomando dos estados consumidores"

- Renan Calheiros, senador (PMDB-AL), relator da nova lei do ICMS para comércio eletrônico

Blindados? Os governadores Agnelo Queiroz (PT-DF), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Marconi Perillo (PSDB-GO), alinhados da esquerda à direita, serão investigados com uma lupa pela CPI do Caso Cachoeira. As cúpulas dos três partidos estão conversando sobre a eventual convocação deles para depor. Há quase um consenso de que é preciso alguma coisa concreta contra eles, que vá além do relacionamento com o contraventor Carlos Cachoeira ou o empreiteiro Fernando Cavendish (Delta).

Fora do padrão

A assessoria técnica do DEM para a CPI do Caso Cachoeira está começando a montar uma ligação entre o Dnit e a Delta. Os levantamentos revelam que nos anos eleitorais (2006/2010) o valor dos aditivos contratados foge ao padrão.

Dois movimentos

Os petistas querem Gabriel Chalita (PMDB) fora da sucessão paulistana para reforçar a candidatura de Fernando Haddad. Os tucanos também o querem fora, pois seu crescimento pode atrapalhar o desempenho de José Serra.

Câmara X Senado

Aprovado o novo Código Florestal pelo Congresso, os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique (PMDB-SC) anunciaram a apresentação de um projeto para preencher as lacunas da lei aprovada. Esta semana, líderes do 12 partidos vão apresentar um projeto complementar ao Código Florestal, com pedido de urgência urgentíssima. O destino da proposta dos senadores já está selado pelos deputados: a gaveta.

Mensalão e Cachoeira

Especialistas avaliam que, no julgamento do mensalão no STF, a tese adotada pelos réus e pelos ministros vai criar jurisprudência para a adoção de penas rigorosas ou brandas para os casos de caixa dois e relações com contraventores.

Fazendo política?

O estado que mais recebeu recursos para obras do PAC 2 da Funasa foi Minas Gerais. Foram R$ 381 milhões liberados até agora. O presidente da Funasa, o petista Gilson Queiroz, foi presidente do Crea-MG e é empresário da construção.

O PSB de Brasília está rachado. Uma ala quer manter os cargos no governo Agnelo Queiroz (PT). Outra quer distancia do governo, alegando que o partido ocupa apenas cargos periféricos.

OS SENADORES de 26 estados estão unidos contra São Paulo para aprovar uma nova legislação de comércio eletrônico. A nova lei vai distribuir R$ 1 bilhão entre os 26 estados este ano.

O SENADOR Mário Souto (PSDB-PA) foi categórico em discurso no plenário: "Pode-se até chamar não de CPI do Cachoeira, mas de CPI da Delta, porque está mais para Delta do que para Cachoeira."

ILIMAR FRANCO com Simone Iglesias, sucursais e correspondentes.