Título: Espanha aposta em compensação adequada
Autor: Guilayn, Priscila
Fonte: O Globo, 03/05/2012, Economia, p. 29

Especial para O GLOBO

MADRI. A empresa Rede Elétrica Espanhola (REE), dona da Transportadora de Eletricidade (TDE), nacionalizada pelo governo boliviano, disse que está acertando uma "compensação adequada". Sem estipular um valor para a indenização, a REE disse ter pago US$ 91 milhões pela TDE em 2002, e que até 2011 investiu mais de US$ 88 milhões.

O ministro boliviano de Energia, Juan José Sosa, disse ao canal de televisão ATB que teve uma conversa amigável com o ministro espanhol de Indústria, José Manuel Soria, que perguntou se a Bolívia reconhecerá, nas negociações, os investimentos feitos por REE.

Sem nenhum tipo de ameaça de represálias comerciais ou diplomáticas, como aconteceu no caso da expropriação da YPF, subsidiária da espanhola Repsol, há duas semanas, o ministro de Economia, Luis de Guindos, afirmou que o próprio mercado tratará de castigar este tipo de medida:

- São decisões negativas para estes países porque têm consequências a médio prazo.

Fundada em 1985, a REE foi a primeira empresa no mundo a dedicar-se exclusivamente à transmissão de eletricidade: não faz distribuição de energia e o Estado é seu principal acionista, com 20% do capital.