Título: Vereadores aprovam código de ética
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 04/05/2012, O País, p. 6

Vereadores aprovam código de ética

Reprodução

A foto que mostra a proximidade entre integrantes da administração estadual e o ex-presidente da Delta Construções Fernando Cavendish revela também a intimidade do empreiteiro com um secretário do município. Titular da pasta de Urbanismo, que cuida, por exemplo, da implantação do Plano Diretor da cidade do Rio, Sérgio Dias aparece ao lado do governador Sérgio Cabral e do secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e de Cavendish, em Paris.

Motivada pelas imagens, a Câmara dos Vereadores aprovou ontem, em primeira discussão e por aclamação, projeto dos vereadores Paulo Pinheiro (PSOL) e Eliomar Coelho (PSOL) que cria o código de ética para o servidor público municipal. O projeto foi aprovado em 28 de junho do ano passado, logo após o acidente de helicóptero em Mangaratiba envolvendo as famílias de Cabral e Cavendish. Os vereadores decidiram pôr o projeto em votação depois de constatar a presença de Sérgio Dias nas fotos.

A Delta, investigada por envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, tem contratos de R$ 1,4 bilhão com o estado. De acordo com a prefeitura, o secretário Sérgio Dias estava de férias e a viagem era de caráter pessoal. "Todas as despesas foram custeadas por ele, incluindo passagens e hospedagem. Na ocasião, Sérgio Dias acompanhou a entrega da condecoração máxima concedida pelo governo francês, a Légion d"Honneur, ao governador Sérgio Cabral, de quem é amigo pessoal", diz a nota da Secretaria municipal de Urbanismo.

O governo do estado disse que "não mistura questões privadas com públicas. As análises de governo seguem critérios técnicos."