Título: Atração turística, agora toda sexta
Autor: Miranda, Gustavo; Dame, Luiza
Fonte: O Globo, 05/05/2012, O País, p. 4

BRASÍLIA. O Rolls-Royce presidencial, usado somente nos desfiles de 7 de Setembro e na cerimônia de posse do presidente da República, desde ontem começou a ser exibido na área externa da entrada principal do Planalto, das 16h30m às 17h30m, toda sexta-feira - quando ocorre a cerimônia de arriamento da bandeira do Brasil. O carro, que teria sido doado por empresários ao ex-presidente Getúlio Vargas, em 1953, também ficará exposto no Planalto aos domingos das 9h30m às 14h30m, a partir de amanhã. Incorporado ao patrimônio da Presidência em 1968, o veículo é uma relíquia e fica guardado em uma vaga isolada na garagem privativa do Planalto.

O automóvel é do modelo Conversível Cabriolet, com capacidade para sete passageiros, de 1952. É um modelo raro: são três exemplares no mundo. A exposição foi autorizada pelo gabinete pessoal da presidente Dilma Rousseff, devido a inúmeros pedidos que chegam à Coordenadoria de Relações Públicas do Planalto. Até agora, o carro só era visto no primeiro domingo de cada mês, quando é substituída a bandeira do Brasil da Praça dos Três Poderes.

A rápida cerimônia de arriamento da bandeira, feita pelas bandas do Regimento de Cavalaria Dragões da Independência ou do Batalhão da Guarda Presidencial, é uma atração para turistas e estudantes que visitam o Palácio às sextas. Normalmente, as bandas tocam músicas populares e clássicos, além do Hino Nacional.

Ontem, a banda do Batalhão da Guarda Presidencial executou "Aquarela do Brasil", "Fantasma da Ópera" e "Do Leme ao Pontal". Também são comuns execuções do hit "Ai, se eu te pego", de Michel Teló.