Título: Economist CPI promete estragos
Autor:
Fonte: O Globo, 05/05/2012, O País, p. 12

A CPI para investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários "promete espalhar mais sujeira do que o normal". É o que diz artigo da revista britânica "The Economist", avaliando que a comissão coloca políticos de vários partidos na berlinda.

A reportagem diz que os custos políticos parecem recair mais sobre a oposição ao governo de Dilma Rousseff, mas ressalta que as revelações não são necessariamente um presente à presidente.

"Apesar da linha dura que ela assumiu contra a corrupção lhe dar uma reserva de credibilidade com o público, os inquéritos parlamentares são altamente imprevisíveis. Mesmo que Rousseff saia politicamente ilesa, a investigação provavelmente irá atrapalhar alguns de seus planos", diz o artigo, citando projetos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, pelo envolvimento da construtora Delta.

"Quanto mais a podridão na política brasileira é exposta, menor o número de políticos nos quais os brasileiros sentem que podem confiar", conclui a revista.