Título: Compromissos na CPMI
Autor: Cunha, Odair
Fonte: O Globo, 14/05/2012, Opinião, p. 7

Na última quarta-feira foi aprovado o plano de trabalho para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que se destina "a investigar, em 180 dias, práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal". Tais operações apuraram o envolvimento do senhor Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, bem como agentes públicos e privados, no que aparenta ser um grande esquema de corrupção, formação de quadrilha, favorecimento e "arapongagem".

Deste debate, restaram algumas impressões, equivocadas, na minha opinião, que ecoaram nos veículos de comunicação nos últimos dias. O GLOBO, em editorial (4/5), afirma que "o relator da comissão, Odair Cunha (PT-MG), já não conseguiu teleguiar os trabalhos. Se dependesse dele, seria tratada apenas a atuação de Cachoeira no Centro-Oeste". Aos fatos, ou melhor, ao texto como foi por mim apresentado: "A agenda desta CPMI buscará caracterizar a organização criminosa (...), de forma a desvendar: as esferas de comando e as funções exercidas pelos operadores da organização; (...) e sua relação com setores empresariais e agentes de mercado, inclusive (grifo meu para este texto) com a diretoria da empreiteira Delta na região Centro-Oeste." Ao contrário do que dizem, incluí a empresa Delta no objeto da investigação. Esclareço que fui, ou melhor, estive vice-líder do governo na Câmara; agora sou, ou melhor, estou relator da CPMI. São funções diferentes, com obrigações diferentes para com instituições diferentes.

A sociedade espera seriedade da comissão no cumprimento do dever de que se incumbiu: o de investigar a organização criminosa de Cachoeira e suas relações com esferas de governo e seus mandatários, parlamentares, corporações empresariais e funcionários de tais corporações. Desconfio daqueles que querem investigar tudo, sem método, sem procedimentos, sumariamente, de olho apenas na dita "opinião pública". Assumo aqui dois compromissos: 1) promover uma investigação que jogue luz sobre os que atuaram por muitos anos no submundo da política e do empresariado; e 2) apresentar propostas eficazes que façam com que o crime de máfia, conforme as primeiras notícias indicam, seja cada vez menos atraente. Compromissos que serão perseguidos com a devida atenção ao princípio constitucional da presunção de inocência e ao dever de garantir que as investigações se deem sob a perspectiva da individualização da conduta, sem generalizações que levem a macular desnecessariamente este ou aquele governo, esta ou aquela corporação, este ou aquele setor. Mas também sem receios de atingir este ou aquele governo, este ou aquele partido, este ou aquele interesse corporativo.

ODAIR CUNHA é deputado federal

(PT-MG) e relator da CPMI do Cachoeira.