Título: Ibope Serra lidera em São Paulo com 31%
Autor: Guandeline, Leonardo; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 10/05/2012, O País, p. 14

SÃO PAULO. O candidato José Serra (PSDB) lidera com 31% das intenções de voto a disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela segunda edição do SPTV, da TV Globo. Com uma campanha ainda tímida na periferia da cidade e sem a presença do ex-presidente Lula no palanque, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) aparece apenas em sétimo lugar, com 3% das intenções de voto.

Celso Russomanno (PRB), de acordo com o levantamento, ocupa a segunda posição, com 16%, seguido por Netinho de Paula (PCdoB), com 8%; Soninha Francine (PPS), com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; Paulinho da Força (PDT), com 5%. Carlos Giannazi (PSOL) e Luiz Flávio D"Urso (PTB) têm 1%, cada. Levy Fidelix (PRTB) não pontuou. Brancos e nulos somam 12%; 10% não sabem ou não responderam.

Em visita a uma feira de supermercados, na Zona Norte de São Paulo, Serra afirmou:

- Acho cedo (para comentar). Vai ter muita exposição ainda de todos os candidatos e o trabalho dos partidos vai pesar (na performance dos candidatos) - considerou.

Sobre a baixa preferência do eleitorado por Haddad, o tucano foi irônico:

- Até tenho vontade de comentar, mas não vou.

Haddad minimizou os 3%:

- A pesquisa Ibope praticamente repete os números do Datafolha de março, o que sugere que o eleitor ainda não está atento ao processo eleitoral - disse ele, por intermédio da assessoria de imprensa.

Fernando Haddad reuniu-se ontem com o ex-presidente Lula e seu marqueteiro, João Santana. Na reunião, de cerca de uma hora, foram discutidas estratégias da pré-campanha e a participação mais visível de Lula. O ex-presidente, no entanto, ainda não definiu um calendário de eventos em que vá aparecer ao lado de Haddad. Nas últimas semanas, Lula tem se recolhido em razão dos efeitos do tratamento contra o câncer na laringe.

Serra, que recebe hoje o apoio do PV à sua candidatura, confirmou que já está selando um acordo com o DEM e o PSD.

- Acho que as coisas estão indo bem. Para a semana que vem, já teremos uma conclusão nessas três frentes partidárias - disse Serra, afirmando ainda que, apesar da aproximação entre o PSB e os petistas, não acredita que o PSB já tenha se decidido pelo apoio ao PT.

O Ibope ouviu 850 eleitores paulistanos entre os dias 5 e 7 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob protocolo número SP-00027/2012.

Pesquisa do Datafolha divulgada no dia 3 de março, pouco depois de o ex-governador paulista anunciar que seria pré-candidato pelo PSDB, também colocou Serra à frente da disputa, com 30% das intenções de votos, com Russomanno em segundo (19%). Haddad, na ocasião, tinha 3% dos votos, atrás de Netinho de Paula, com 10%; Paulinho da Força, com 8%; e Chalita e Soninha, ambos com 7%.