Título: PT fica com relatoria de MP da poupança
Autor:
Fonte: O Globo, 10/05/2012, Economia, p. 33
BRASÍLIA. Depois de uma disputa entre PT e PMDB nos bastidores, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) foi confirmado relator da medida provisória (MP) 567, que muda as regras de correção da poupança. Fontana disse que pretende apresentar seu parecer no fim de maio e admitiu haver orientação do governo para manter o texto original da medida. A Comissão Mista que analisará a MP foi instalada ontem e deve aprovar o texto no início de junho.
Os parlamentares ainda acertaram que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, irá ao Senado no próximo dia 22, e não mais no dia 15, para explicar as mudanças na correção da poupança e a política de redução de juros. Mantega avisou que não gostaria de ir ao Senado no mesmo dia do depoimento de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, na CPI Mista do Caso Cachoeira.
Apesar de a MP 567 ser prioridade para o governo, a maioria dos líderes governistas não compareceram à instalação da Comissão e houve dificuldade para garantir o quórum. Eles haviam se reunido antes na disputa pelo cargo de relator. Fontana é de confiança do Planalto e foi líder do governo na Câmara no governo Lula.
No último dia de funcionamento da "velha poupança", 3 de maio, houve uma entrada líquida de R$ 1,059 bilhão em depósitos na caderneta de poupança, pouco mais que a metade da de abril (R$ 1,977 bilhão). Esse valor é a diferença entre depósitos e saques do dia. Nessa data, o governo confirmou, no início da noite, mudanças no rendimento da caderneta a partir do dia seguinte. Notícias de que a medida estava em estudo podem ter estimulado os depósitos.