Título: Desvalorizada, empresa adota lógica americana
Autor: Beck, Marcio
Fonte: O Globo, 11/05/2012, O País, p. 3
Especialista afirma que afastamento da direção vai preservar empresa
O economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Luiz Gonzaga Belluzzo, avaliou ontem que, diante das suspeitas de irregularidades nos negócios da Delta Construções, foi adotada a lógica empresarial americana: de afastamento da atual direção da empreiteira para preservar a sua estrutura econômica.
A J&F Holding, grupo que controla o frigorífico JBS, anunciou na quarta-feira que assumirá a gestão da Delta Construções. Em nota, a J&F Holding informou que a decisão de adquirir a empreiteira será tomada após a realização de uma auditoria em seus ativos e contratos, processo que irá estabelecer o valor a ser pago pela empresa, atualmente sob o risco de ser declarada inidônea.
- Como operação privada, é necessário ponderar o estado real da empresa para que se tome a decisão de compra, com uma "due diligence". A negociação tem como propósito a entrada da J&F Holding no mercado da construção civil - afirma Belluzzo, que aponta a desvalorização da Delta. - Eu imagino que a empresa, diante da divulgação de supostos malfeitos, tenha sofrido, certamente, uma desvalorização. A lógica, nessa situação, é a americana, de substituição dos controladores e preservação da empresa. Em princípio, preservar a estrutura econômica da empresa e afastar os controladores, se eles são os responsáveis pelos malfeitos - acrescenta o economista.
O economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega classificou como estranho o fato de a J&F Holding assumir o controle da Delta Construções antes da realização de auditoria nos contratos e ativos da empreiteira.
- Não é usual, pois assumir a gestão da empresa envolve riscos, mesmo dizendo que pretende comprá-la apenas depois.