Título: Mangaratiba tem mais casos de hepatite A
Autor: Mendes, Wilson
Fonte: O Globo, 11/05/2012, Rio, p. 22

Registros confirmados passam de 50 para 86; prefeitura começa a fazer distribuição de água mineral e suspende aulas

MORADORES FAZEM fila para receber garrafas de água mineral, distribuídas pela prefeitura: o surto de hepatite A está concentrado na área do Centro, onde vivem 40% da população

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba confirmou ontem que subiu de 50 para 86 o número de casos confirmados de hepatite A na cidade. A incidência da doença está concentrada na região do Centro, onde vivem cerca de 40% da população do município. A rotina da cidade, de 36,5 mil habitantes, mudou: pelas ruas, filas são formadas para receber os 35 mil litros de água mineral que começaram a ser distribuídos ontem pela prefeitura.

Hoje, 2.500 alunos da rede pública ficarão em casa. A Secretaria de Educação de Mangaratiba suspendeu as aulas em 13 escolas municipais nas áreas atingidas pelo surto. Uma escola estadual também fechou e se recomendou aos colégios particulares que fizessem o mesmo. A previsão é que as aulas sejam retomadas na segunda-feira, após a limpeza das caixas d'água e cisternas.

Segundo o secretário de Saúde do município, Sérgio Rabinovic, das 120 notificações já registradas, 34 foram descartadas como hepatite A. Somente dois pacientes, em estado mais grave, foram hospitalizados. Um deles foi transferido anteontem para o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio. De acordo com o secretário, hoje devem ficar prontos os primeiros laudos do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) das análises da água coletada nas fontes naturais na cidade.

A prefeitura distribuiu panfletos e usou carros de som para orientar a população sobre como evitar a doença.