Título: Presidente se colocou do lado certo da história
Autor: Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 11/05/2012, O Mundo, p. 41

Desde 1983, o advogado Evan Wolfson, presidente da ONG Freedom to Marry, dedica-se intensamente à causa da igualdade de direitos dos homossexuais. Na semana que vem, será homenageado por Obama.

O GLOBO: Qual foi sua reação à entrevista de Obama?

EVAN WOLFSON:

Vínhamos trabalhando para criar um caminho para o presidente dar esse passo, e pressionando para que ele endossasse o casamento gay, como a maioria dos americanos. Quando ele deu essa entrevista tão bonita, foi emocionante. Ele não apenas se colocou do lado certo da História, que é algo que presidentes são eleitos para fazer, mas também o fez de uma maneira que oferece um exemplo de como mudar os corações e as mentes das pessoas que ainda estão se debatendo com esse assunto. Ele falou de conversas que teve com sua família. É a mesma jornada, o mesmo processo pelo qual passam milhões de americanos, e são essas conversas que realmente fazem as pessoas mudar.

Obama também se referiu à questão de como os jovens são mais abertos a essa questão. Como o senhor vê isso?

WOLFSON:

Em quase 30 anos de trabalho, vi enormes transformações, não apenas nos EUA, mas em muitos países, incluindo o Brasil. Há dez anos, não havia nenhum país onde os gays pudessem se casar, e hoje já são dez. Obama tem uma liderança forte, e sua explicação pessoal vai tocar as pessoas também no resto do mundo. Estamos progredindo, mas ainda há muito trabalho.

O senhor acredita que o impacto das palavras de Obama levará a mudanças concretas?

WOLFSON:

Temos que transformar a persuasão em ações políticas. O presidente não usou uma varinha de condão, mas pôs o país na direção certa. Teremos votações importantes nestas eleições, e podemos obter progressos por meio do mesmo tipo de conversas que Obama e Michelle tiveram com as filhas.