Título: Ex-Camargo Corrêa presidirá construtora
Autor: Beck, Márcio
Fonte: O Globo, 12/05/2012, O País, p. 4

A J&F Holding, grupo que controla o frigorífico JBS, anunciou ontem que o engenheiro civil e administrador de empresas Humberto Junqueira de Farias assumirá o comando da Delta Construções. A escolha de um novo presidente faz parte de acordo firmado na segunda-feira para que a holding assuma o controle da empreiteira, investigada por supostas irregularidades em contratos com órgão públicos.

A mudança tem como objetivo, segundo um executivo da J&F, evitar que o impacto das denúncias prejudique os negócios da construtora, sobretudo com o governo federal, que ameaça interromper os atuais contratos. A Delta tem atualmente mais de 200 contratos com o poder público, que totalizam R$ 4,5 bilhões, e pretende continuar a disputar licitações públicas.

Com experiência na área de construção civil, o novo presidente da empreiteira, que assumirá o posto na segunda-feira, terá como desafios profissionalizar a administração e recuperar a credibilidade da empresa, que, antes da divulgação das denúncias, era a sexta maior construtora nacional. O engenheiro civil, de 44 anos, atuou por 15 anos no Grupo Camargo Corrêa, com passagens pelas presidências da Cavo Serviços e Saneamento, Loma Negra e pela Camargo Corrêa Cimentos, na qual permaneceu de 2008 a 2010. Em novembro de 2010, o executivo chegou ao comando da empresa do setor sucroalcooleiro Renuka do Brasil, cuja participação majoritária pertence à indiana Shree Renuka Sugar. Humberto Junqueira de Farias foi o responsável pela reestruturação da empresa, com a mudança, inclusive, dos quadros de diretoria, missão que terá também na Delta.

O executivo é conhecido pelo forte perfil administrativo e pelo temperamento calmo na tomada de decisões. Humberto Junqueira de Farias possui especialização em gestão pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo International Institute for Management Development (IMD), uma das principais escolas de negócios do mundo, na Suíça.