Título: Dilma é a 2 mãe mais poderosa do mundo
Autor:
Fonte: O Globo, 12/05/2012, O País, p. 4

Forbes" lista as 20 mais influentes; presidente inaugura casas em Minas

DEPOIS DE inaugurar mais de mil casas, Dilma entrega creche em Betim e recebe desenhos das crianças

. A presidente Dilma Rousseff apareceu em segundo lugar numa lista das 20 mães mais poderosas do mundo. O ranking, divulgado anteontem, foi elaborado pela revista americana "Forbes". Dilma fica atrás da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Dilma é mãe de Paula, com quem desfilou em carro aberto quando tomou posse em 2011.

A indiana Indra Nooyi, presidente-executiva da Pepsi, é a terceira na lista. A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, aparece na sétima colocação. Mãe de dois filhos, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ocupa a oitava posição.

Com a popularidade em alta, a presidente Dilma, num evento com cara de campanha, inaugurou ontem 1.160 casas e uma creche em Betim, cidade administrada pela petista Maria do Carmo Lara, que tentará a reeleição em disputa acirrada contra tucanos.

Ao som de palmas e gritos de elogios de uma plateia formada pelas famílias beneficiadas, a prefeita falou antes da presidente. Relacionou o seu mandato à gestão de Dilma, acrescentando que "outros governos nunca foram tão parceiros das prefeituras". A presidente falou em seguida, por 15 minutos, e fez questão de citar deputados da região presentes, muitos cabos eleitorais e até pré-candidatos nas eleições deste ano.

Depois de uma moradora beneficiada dizer que não podia comprar presentes para os filhos porque gastava seu dinheiro com aluguel, Dilma disse que o governo federal é quem paga parte "bem grande" das moradias entregues:

- É impossível alguém comprar casa no Brasil, se ganhar até R$ 1,6 mil e não tiver uma poupança - disse Dilma.

Dilma procurou relacionar a entrega ao Dia das Mães. Lembrou que, para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, o imóvel, em caso de divórcio, ficará em nome da mulher. Também destacando a proximidade da data comemorativa, afirmou que as creches são uma forma de acabar com as diferenças sociais:

- Durante muito tempo se tratou creche como se fosse só um lugar para deixar as crianças para a mãe poder ir trabalhar. Mas creche não é isso não, gente. Principalmente, eu estou falando para as mulheres. Creche é o jeito que nós temos de atacar na raiz a desigualdade, de atacar na raiz a diferença de oportunidade que existe entre o filho do pobre e o filho do rico no Brasil.

Na entrada do evento, manifestantes faziam coro para que a presidente vete o novo Código Florestal. Dilma se aproximou e, segundo eles, disse, sem dar detalhes, que vetaria trechos do texto.