Título: Dilma sinal verde para mudança na Transpetro
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 12/05/2012, Economia, p. 36

A saída do ex-senador Sérgio Machado da presidência da Transpetro, subsidiária da Petrobras, já está decidida e, segundo fontes do setor, é apenas uma questão de tempo. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, já teria o sinal verde da presidente Dilma Rousseff. Machado é ex-senador pelo PMDB-CE e tem os senadores José Sarney e Renam Calheiros como padrinhos políticos. Está nove anos no comando da Transpetro.

O governo estuda apenas o momento certo pra fazer essa troca no comando da empresa. Segundo uma fonte, existe um receio de se fazer a mudança agora, no momento que está se iniciando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso do bicheiro Carlos Cachoeira, e o governo precisa do apoio do PMDB.

Teria sido decidido também aguardar a entrega do navio João Cândido, no próximo dia 25, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco. O navio, encomendado na gestão de Sérgio Machado, está com atraso de dois anos.

No lugar de Barbassa, Dilma quer nome do mercado

Já é dada como certa, também, a saída de Almir Barbassa da Diretoria Financeira da Petrobras, apesar das declarações de Graça Foster, desde que assumiu a presidência da estatal em fevereiro, que manteria o executivo, funcionário de carreira da companhia. Fontes informaram que Graça teria levado à Dilma dois nomes de dentro da companhia para substituir Barbassa. A presidente, no entanto, não teria concordado. Dilma quer um profissional com grande experiência no mercado financeiro. Por isso, cogita-se a possibilidade de vir alguém de fora da Petrobras para o cargo.

Já se espera para as próximas semanas a saída de José Zelada da Diretoria Internacional. As outras quatro diretorias (Exploração e Produção, Abastecimento, Gás e Energia, e Engenharia) já tiveram seus diretores substituídos por nomes técnicos, sem qualquer vínculo político. A exceção é a recém-criada diretoria de Gestão Corporativa, para a qual foi indicado José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema