Título: Lei Seca debate ajuda ministros a decidir
Autor:
Fonte: O Globo, 15/05/2012, O País, p. 10

. O Supremo Tribunal Federal realizou ontem a segunda parte da audiência sobre a Lei Seca. Foram ouvidos 16 expositores, a maioria favorável à norma. Na semana passada, foram 12. Os debates devem auxiliar os ministros a elaborar votos quanto à constitucionalidade da lei, questionada em uma ação que deverá ser julgada no fim do ano.

Alguns participantes da sessão de ontem, como o médico Flávio Emir Adura, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, defenderam tolerância zero para o consumo de álcool antes de dirigir. O médico afirmou que a bebida alcoólica afeta a capacidade de dirigir em qualquer concentração.

Segundo ele, levantamento do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo mostra que 43,95% das vítimas que morreram em acidentes de trânsito tinham ingerido bebida alcoólica, segundo resultado de perícia médica. Ele apresentou dados mostrando resultados positivos da Lei Seca apenas seis meses após ela entrar em vigor. Nesse período, houve 24% de redução nas chamadas para o Samu, redução de 36% nos atendimentos de emergência nos hospitais, queda de 28,3% das internações e redução de 20% na quantidade de postes derrubados em São Paulo por acidentes de trânsito.