Título: Bancos fazem novas reduções de juros
Autor: Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 15/05/2012, Economia, p. 19

Depois do movimento feito na sexta-feira pelo Itaú Unibanco, ontem foi a vez de o Bradesco e Santander anunciarem nova redução de juros para clientes que recebem salário no banco. No Bradesco, as alterações vão valer a partir da próxima semana. No cheque especial, por exemplo, a taxa máxima caiu de 8,9% para 4,7% ao mês. Já o custo mensal máximo do empréstimo pessoal passará a ser de 4,7%, contra 7,31%.

O Santander reduziu de 14,49% para um intervalo entre 3,95% e 9,9% os juros no rotativo do cartão de crédito. Entre outras linhas alteradas, os financiamentos de veículos terão juros máximos de 2,45%, na comparação com 2,61% antes. A instituição também anunciou o corte das taxas de administração de três fundos e a redução do valor mínimo para aplicação em quatro fundos de investimento.

Apesar da indicação de melhores condições, o Procon-SP diz ter encontrado "informações conflitantes e insuficientes" nos anúncios já feitos pelos bancos e decidiu notificá-los para esclarecer "a veracidade". Para a instituição, o consumidor precisa ficar alerta contra "pegadinhas".

- A orientação para o consumidor é que ele pesquise para escolher melhor, mas é obrigação das instituições financeiras informarem de forma clara e didática tudo sobre o produto que está sendo adquirido, incluindo dados sobre possíveis riscos e perdas - afirmou ontem o diretor-executivo do órgão, Paulo Arthur Góes.

Além do próprio Itaú e Bradesco, serão notificados Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC. Góes também avaliou que as reduções estão longe de beneficiar um conjunto maior de correntistas. Na maioria das vezes, o corte é condicionado à assinatura de pacote específico de serviços ou exige a abertura de conta salário.

Os bancos rebateram o Procon. O Itaú, por exemplo, afirmou que todas as condições de corte podem ser conferidas nas agências ou por telefone. Já o BB disse que seus clientes têm amplo acesso às informações.